domingo, 18 de setembro de 2011

A verdade sobre os profissionais de enfermagem

O papel do enfermeiro na sociedade é fundamental. Sim, é a enfermagem que se dedica a promover, restabelecer e manter à saúde das pessoas, prevenindo às doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. Ele coleta os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas e faz o diagnóstico de enfermagem para estabelecer a conduta a ser seguida. Trabalha em equipe multiprofissional (com médicos, nutricionistas e psicólogos, entre outros). É responsável desde a higiene e a alimentação até a administração de remédios e a prescrição de curativos. 

A enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da saúde coletiva, na qual o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos na comunidade. Se seguir carreira acadêmica, pode desenvolver pesquisas e trabalhos científicos.


Mas há quem não valorize esses profissionais, sujando a sua imagem e de modo errada passa informações caluniosas sem divulgar a verdadeira realidade de quem exerce esse ofício, fazendo com que a sociedade os vejam como os culpados e incapazes de praticar as suas próprias funções.


Erros existem sim, embora não devessem. Mas observamos também que:



1) Muitas vezes, determinado procedimento foi feito devido a ordem médica (embora a enfermagem possa se recusar);


2) Os enfermeiros têm que se acabar em 2 ou 3 empregos, dando plantões, pra terem um salário que nem de longe condiz com a grande responsabilidade que carrega e com o tempo que passaram na faculdade. O cansaço e o desestímulo favorecem MUITO o erro.

3) Nem todo profissional de enfermagem é enfermeiro. Embora todos usem branco, existem enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

*Quero ver a mesma pesquisa com outros profissionais da área de saúde.

Margareth de Cidra
Estudante de Enfermagem - UNEB


Fonte:
Guia do Estudante. Disponível em http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/enfermagem-601807.shtml. Acesso em 17/09/2011.
PEREIRA, Tiago. Estudante de Enfermagem - UNEB - Colaborador

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

17 de setembro!!!

Dia Internacional da Compreensão Mundial

Para meditar...

Quando é mais penoso compreender tudo, tomar consciência de todas as impossibilidades, de todos os muros de pedra; porém não se humilhar diante de nenhuma dessas impossibilidades, diante de nenhuma dessas muralhas se isso te repugna, chegar, seguindo as deduções lógicas mais inelutáveis, às conclusões mais desesperadoras, no tocante a esse tema eterno de tua parte de responsabilidade nessa muralha de pedra, se bem que esteja claro até a evidência que tu não estás aqui para nada, e em conseqüência mergulhares silenciosamente, mas rangendo deliciosamente os dentes, na tua inércia, pensando que não podes mesmo te revoltar contra seja o que for, porque não há ninguém em suma, porque isto não é senão uma farsa, senão uma falcatrua, porque é uma trapalhada, não se sabe o quê nem se sabe quem, porém que, malgrado todas essas velhacadas, malgrado essa ignorância, tu sofres, e tanto mais quanto menos compreendes.


Dostoiévski

Vestibular UNEB

Já estão abertas as inscrições para o vestibular 2012 com 4.006 vagas, mais de 100 opções de cursos de graduação presenciais em 24 cidades. Confira mais informações pelo site: http://www.vestibular2012.uneb.br





Rapadura é doce, mas não é mole, não!

QUANDO SE TEM DOUTORADO

O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum, (Linneu, 1759) isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e arestas retilíneas, configurando pirâmides truncadas de base oblonga e pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto, que ocorre no líquido nutritivo da alta viscosidade, produzindo nos órgãos especiais existentes na Apis mellifera.(Linneu, 1759) No entanto, é possível comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físico-químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em conseqüência da pequena capacidade de deformação que lhe é peculiar.

Minha presença no mundo...

“É na minha disponibilidade permanente à vida a que me entrego de corpo inteiro, pensar crítico, emoção, curiosidade, desejo, que vou aprendendo a ser eu mesma em minha relação com o contrário de mim. E quanto mais me dou à experiência de lidar sem medo, sem preconceito, com as diferenças, tanto melhor me conheço e construo o meu perfil.”





Paulo Coelho