domingo, 18 de setembro de 2011

A verdade sobre os profissionais de enfermagem

O papel do enfermeiro na sociedade é fundamental. Sim, é a enfermagem que se dedica a promover, restabelecer e manter à saúde das pessoas, prevenindo às doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. Ele coleta os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas e faz o diagnóstico de enfermagem para estabelecer a conduta a ser seguida. Trabalha em equipe multiprofissional (com médicos, nutricionistas e psicólogos, entre outros). É responsável desde a higiene e a alimentação até a administração de remédios e a prescrição de curativos. 

A enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da saúde coletiva, na qual o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos na comunidade. Se seguir carreira acadêmica, pode desenvolver pesquisas e trabalhos científicos.


Mas há quem não valorize esses profissionais, sujando a sua imagem e de modo errada passa informações caluniosas sem divulgar a verdadeira realidade de quem exerce esse ofício, fazendo com que a sociedade os vejam como os culpados e incapazes de praticar as suas próprias funções.


Erros existem sim, embora não devessem. Mas observamos também que:



1) Muitas vezes, determinado procedimento foi feito devido a ordem médica (embora a enfermagem possa se recusar);


2) Os enfermeiros têm que se acabar em 2 ou 3 empregos, dando plantões, pra terem um salário que nem de longe condiz com a grande responsabilidade que carrega e com o tempo que passaram na faculdade. O cansaço e o desestímulo favorecem MUITO o erro.

3) Nem todo profissional de enfermagem é enfermeiro. Embora todos usem branco, existem enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

*Quero ver a mesma pesquisa com outros profissionais da área de saúde.

Margareth de Cidra
Estudante de Enfermagem - UNEB


Fonte:
Guia do Estudante. Disponível em http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/enfermagem-601807.shtml. Acesso em 17/09/2011.
PEREIRA, Tiago. Estudante de Enfermagem - UNEB - Colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário