quinta-feira, 21 de abril de 2011

Ovos de pascoa

Até o século XV não existiam registros nem costumes ligados à Páscoa, mas, popularmente, dizem que os primeiros povos a presentear com ovos foram os missionários e os cruzados, na Europa ocidental.
Povos medievais pintavam os ovos de vermelho para representar o sangue de Jesus Cristo.
Com isso, os cristãos passaram a adotar a ideia, que se tornou uma tradição de sua cultura.
Porém, a China também tinha o hábito de presentear com ovos de pata pintados, como celebração à vida. Mas estes não eram cozidos, não eram para o consumo.


O ovo tornou-se símbolo da vida em razão da sua capacidade vitalícia. De dentro de uma casquinha tão frágil sai um ser vivo. Através da ciência, foi comprovado que é uma célula e, portanto, origina vida.
No antigo Egito, na Grécia, em Roma e na Pérsia, era comum o consumo de ovos cozidos durante as festividades. Um marco desse costume era a chegada da primavera, onde as pessoas os pintavam com flores e elementos da natureza, para dar de presente.
Ao longo dos anos, o ovo passou a ser reconhecido como o princípio da vida, um elemento cristão que representa a ressurreição de Jesus Cristo.
O rei da Inglaterra, Eduardo I, passou então a presentear a realeza com ovos banhados a ouro e decorados com pedras preciosas.
Curiosamente, as pessoas foram mudando os ovos, dando a eles características mais bonitas e ricas, além de recheios saborosos, para presentear os entes queridos.
Somente no século XVII surgiram ovos mais interessantes, como os recheados de chocolate e bombons.
A primeira fábrica de chocolates surgiu em 1819, criada por François Louis Cailler. Mas somente no século XX, em 1960, que surgiram os primeiros ovos industrializados, feitos de plástico, também recheados de bombons e chocolates.
Com o passar dos anos, com a criação do comércio e a obtenção de lucro, foi que o produto ganhou aperfeiçoamento e qualidade, tornando-se mais saboroso e com recheios mais variados.
Hoje em dia podemos encontrar uma grande diversidade de ovos, a fim de agradar os mais diversos gostos. Existem ovos para crianças, recheados com brinquedinhos; ovos para casais, recheados com bombons de morango e em formato de coração; ovos personalizados, recheados com presentes especiais; dentre outros.
O importante é não esquecer que o ovo é símbolo da ressurreição de Cristo, que representa a vida e por isso faz parte da festa da páscoa.

Fonte:
http://www.brasilescola.com/pascoa/ovo-de-pascoa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário